Em síntese...
SILVA, Pedro; CARDOSO, Elsa; MOREIRA, Maria; RENTE, Sofia (2012): Expressões 12 - Caderno de Apoio ao Exame - Português - 12.º Ano. Porto: Porto Editora
A epopeia marítima
Tanto Camões como Pessoa atribuíram uma grande importância aos Descobrimentos portugueses nas suas obras. A obra Os Lusíadas é toda ela relacionada com este período áureo da História de Portugal. Nesta obra, é feita uma celebração do passado glorioso, um passado em que o Ocidente se encontrou com o Oriente, um passado de memória e de esperança, em que Portugal encabeçava a Europa. Camões atribui, assim, uma visão profética dos feitos de Portugal, relatando os acontecimentos através de uma história. Pessoa, por sua vez, na sua Mensagem, dá especial ênfase a este período na segunda parte da sua obra.
O Quinto Império
O Quinto Império, apesar de ser referido em Os Lusíadas, terá uma maior importância em Mensagem, um poema que junta a grandiosidade com a emoção e a subjetividade. Este conjunto de poemas valoriza Portugal na civilização ocidental, seja no passado, durante a época dos Descobrimentos, seja no futuro, através do surgir de um novo Império, um Império onde predomina o bem e a espiritualidade. Através de uma visão messiânica de Portugal, da capacidade de sonhar e de acreditar, da esperança e até de algum misticismo, um novo Império surgirá, o Quinto Império, e será Portugal a comandar este novo Mundo.
Episódios em Os Lusíadas e Mensagem
São vários os episódios que merecem a minha atenção em Os Lusíadas, mas sem dúvida que o episódio da Ilha das Amores foi o que mais me cativou.
Este episódio foi o que mais gostei pelo facto dos portugueses, após tantas batalhas, de terem ultrapassado tantos perigos, de terem lutado contra tudo e contra todos, depois de terem nunca desistido, tendo sempre mostrado a sua força, a sua valentia e a sua determinação, foram recompensados pelos Deuses em geral e por Vénus em particular. Como principal recompensa, destaca-se a que foi dada a Vasco da Gama: a Máquina do Tempo, representando o conhecimento. Este episódio é, sem dúvidas, aquele onde a linha humanista é mais destacada.
Por sua vez, Fernando Pessoa na sua Mensagem não lhe atribui igual destaque.
Para mais informações...
- Para mais informações, visite o website... - Farol das Letras