Exame Nacional 2012 - 2.ª Fase - Versão 1 (Cenários de Resposta)

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GRUPO I

PARTE A

 

1. No momento em que regressa a casa, Baltasar vem:

  • pobre («de mãos vazias» ‒ linha 1);
  • mutilado, já que perdeu a mão esquerda («uma lhe ficou no campo de batalha» – linhas 1-2);
  • acompanhado de Blimunda («trouxe mulher» ‒ linha 1; «e a outra segura a mão de Blimunda» – linha 2).

 

2. Os pais de Baltasar reagem de forma diferente à mutilação do filho:

  • Marta Maria manifesta espanto e dor, chorando e fazendo perguntas ao filho («a dor que a mutilava naquele braço» ‒ linhas 16-17; «as lágrimas e as perguntas, Meu querido filho, como foi, quem te fez isto» ‒ linhas 18-19; «soluçava de mansinho» – linha 21);
  • João Francisco encara a mutilação do filho com resignação, compreendendo a sua condição de soldado («mas dela não falou, apenas isto, Paciência, quem foi à guerra» ‒ linhas 30-31).

 

3. A relação entre Marta Maria e Blimunda evolui ao longo do excerto:

  • num primeiro momento, Marta Maria distingue o vulto de uma mulher, o que a inquieta (linhas 16-17);
  • num segundo momento, Baltasar apresenta Blimunda a Marta Maria (linha 21);
  • finalmente, Blimunda é integrada nas tarefas domésticas («daí a pouco estavam a sogra e a nora a tratar da ceia» ‒ linhas 32-33).

 

4. No seu comentário, o narrador critica a atitude desatenta de Baltasar, que, tendo estado em Lisboa durante dois anos, apenas há duas semanas dera notícias, prolongando o sofrimento dos pais com o seu longo silêncio. Na conversa com o pai, Baltasar omite essa informação, para ele não pensar que houvera indiferença da sua parte.

 

PARTE B

As tendências da Vanguarda europeia estão representadas na poesia de Álvaro de Campos da fase sensacionista, sobretudo na «Ode Triunfal» e na «Ode Marítima». Nestes textos, evidencia-se:

  • o canto das imagens, dos cheiros, das texturas e dos ruídos que caracterizam o mundo moderno;
  • a referência às multidões e aos tipos sociais que povoam as grandes cidades;
  • a exaltação dos progressos da ciência e da técnica;
  • a vibração febril e entusiástica perante o progresso;
  • o desejo de «sentir tudo de todas as maneiras»;
  • a reprodução poética dos ritmos e a representação por onomatopeias dos ruídos modernos.

 

GRUPO II

1.1. Opção (B).

1.2. Opção (D).

1.3. Opção (B).

1.4. Opção (C).

1.5. Opção (A).

1.6. Opção (C).

1.7. Opção (D).

 

2.1. Complemento direto.

2.2. "...das palavras...".

2.3. (Oração) suborbinada (adverbial) concessiva.

 

GRUPO III

Resposta livre.